1935- Revolta do caldeirão, Ceará: Movimento encabeçado pelo beato Lourenço da região do Caldeirão, no vale do rio cariri, Ceará, logo após a morte do padre Cícero. Quando Padre Cícero morreu, vários romeiros começaram a seguir o beato Lourenço, que também propagou a fama de fazer milagres. Mas este beato, ao contrario de Cícero, que era aliado dos coronéis da região, passou a estimular as pessoas a ocupar terras, a plantar e etc.

1935- A aliança Libertadora Nacional (ALN):  Era uma frente política heterogênea. Composta de comunistas, ex: tenistas e sindicalistas. Opunha-se à política de Getulio e era coordenada por Luis Carlos Prestes.

1935- Movimento Pau de Colher, Casa Nova, Bahia: Comunidade rural formada a partir da invasão de terras e massacrada pelas forças policiais. Durou três anos e aglutinou 500pessoas.

1935- Golpe do Estado Novo: Golpe de Estado dado pelo então Presidente Getúlio Vargas, com apoio de militares, instaurando um período de ditadura no país. Nova Constituição foi Promulgada, descaracterizando várias conquistas da Constituição de 1934. Instrumentos de exceção foram promulgados; o Presidente passou a ter plenos poderes, legislativos e executivos. Criou-se um Departamento de Propaganda, encarregado também de cuidar de censura. Instituiu-se a “Hora do Brasil” no rádio, diariamente e obrigatória, e dissolveram-se todos os partidos. Foi também instituída a pena de morte no país em 1938. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s